
Para perceber como controlar o vírus dentro do computador, precisamos de saber como é que entra no computador. Então, vamos a isso!
Como é que os vírus entram no computador? Os vírus entram num computador através descargas feitas online ou através de pens e discos de memória que estiveram em computadores infectados. As descargas podem ser downloads, anexos ou até mensagens com arquivos que recebe pelas redes sociais.
O que é um vírus de computador? Os vírus, também chamados “malware”, tem o objectivo de provocar danos no seu computador. Tal como os vírus habituais, podem replicar-se e propagar-se, mesmo que pareçam inofensivos ou não causem “sintomas” no seu sistema. Muitas vezes, os vírus inactivos têm o propósito de roubar informações pessoais ou de instalar programas mais perigosos, como um “cavalo de Tróia” ou “trojan”.
Como é que se pode proteger dos vírus de computador?
- Verifique se tem a versão mais recente de todos os softwares, especialmente no que toca ao sistema operativo e browser da web (cada vez que os programadores de software mudam o código, o vírus terá de adaptar-se – por isso as versões recentes são sempre mais seguras);
- Instale um software antivírus no seu computador. Há vários softwares antivírus para todo o tipo de computadores, incluindo alguns gratuitos (como o Avast) e outros pagos (como o Kaspersky). Instale um software de confiança e use-o sempre.
- Não abra anexos de destinatários que não conhece, quer seja através de email, mensagens de WhatsApp ou SMS (em smartphones ligados à Internet).
- Prefira usar softwares em cloud em vez de pens ou outros dispositivos de memória externa, uma vez que as pens ajudam a propagar o vírus de computador em computador.
- Não faça downloads de sites desconhecidos ou não confiáveis.
- Não faça pagamentos em sites sem o certificado https//.
0 comentários:
Enviar um comentário