Manutenção Preventiva para Sistemas de Canalização



A prevenção é sempre o melhor remédio! Por isso, se quer evitar entupimentos ou outros problemas com os canos em casa, deixo aqui alguns cuidados de manutenção preventiva para sistemas de canalização.




1 – Limpar os pratos antes de pôr na máquina



Quando a canalização entope, é quase sempre devido a detritos físicos, como cabelos e restos de comida. Além disso, a gordura da comida e dos cremes também se pode acumular nos tubos. Por isso, limpar os pratos antes de pôr a máquina ou de os lavar no lava-loiças é uma das melhores medidas de manutenção preventiva para sistemas de canalização.


Em primeiro lugar, deite fora os restos de comida com os talheres. Depois, passe papel de cozinha pelos pratos para retirar os restos de molho e de gordura. Se houver comida colada ao fundo da panela, ponha água e espere que a comida comece a sair. Quando já estiver solta, use um papel para tirar os restos. Acredite que é um cuidado que lhe pode poupar muitas dores de cabeça!


2 – Limpar o ralo da banheira com frequência



A banheira pode entupir com muita facilidade devido aos restos de cabelos, maquilhagem e produtos de higiene. Portanto, na sua limpeza semanal, lembre-se de limpar o ralo da banheira. Só tem de abrir o ralo e tirar os cabelos do cesto! Se mesmo assim a água não fluir bem, tire o cesto e limpe a parte superior do cano. Se fizer isto com alguma frequência, nunca vai ter de chamar um desentupidor para limpar o sifão!


3 – Usar produtos para descalcificar



Em determinadas zonas do país, a água é bastante calcária. O calcário tende a acumular-se dentro dos tubos, por isso é uma boa ideia usar produtos anti-calcário uma ou duas vezes por ano. Há kits próprios para descalcificar a máquina de lavar a roupa e a máquina de lavar a loiça que pode comprar em lojas de electrodomésticos e supermercados. Mas atenção, porque não precisa de colocar pastilhas anti-calcário em todas as lavagens!


4 – Ponha um regulador de pressão



Se vive num prédio antigo, a pressão de água pode não ser constante. Isto acontece porque as bombas de água nem sempre funcionam bem, e a própria instalação camarária pode não ser eficiente. Por isso, pode ser útil colocar um regulador de pressão junto ao seu contador de água. Aliás, se a sua Câmara Municipal mudou os contadores de água recentemente, o mais provável é mesmo precisar destes reguladores para se adaptar.


O regulador de pressão garante que não recebe pressão de água em excesso na sua casa. Isto ajuda a garantir que a pressão é adequada à instalação sanitária da sua casa, especialmente se for antigo. Além disso, o regulador de pressão também garante que o esquentador (ou outro aparelho para aquecer a água) trabalha sempre com a mesma pressão, o que previne avarias.



5 – Chame um canalizador assim que notar problemas



Chame um canalizador assim que notar problemas. Se a água tem um sabor estranho, se vem com pó ou impurezas, e mudou de cor, é altura de trocar a canalização. Não espere mais! Da mesma forma, se notar que os canos estão a ficar muito entupidos e que não passa com remédios comuns (água quente, bicarbonato, vinagre e produtos de supermercado), chame um desentupidor. Encontre aqui canalizadores em Lisboa.


6 – Faça uma pesquisa de fugas de água



Há mais uma situação para a qual quero chamar a atenção, que são as fugas de água. Se a sua conta da água subiu de forma inexplicável (não está a fazer mais máquinas de lavar nem a tomar mais banhos), pode haver uma fuga de água. Com o tempo, vai começar a notar também manchinhas na parede devido à humidade, embora isto possa demorar a aparecer se for numa casa de banho ou numa cozinha coberta com azulejos.


Nestes casos, é prudente contratar um serviço de detecção de fugas de água aos primeiros sinais. Afinal de contas, uma fuga de água pode causar problemas enormes tanto na sua casa como na dos vizinhos! E não se preocupe, porque actualmente há métodos muito sofisticados para detectar as fugas, como câmaras para ver o interior dos canos. Procure uma empresa especializada ou veja o preço dos canalizadores aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário