Como limpar manchas difíceis em estofos

As manchas nos estofos podem ser um pesadelo. Quer seja no sofá da sala, nos assentos do carro ou nas cadeiras da cozinha, saber como lidar com estas manchas pode fazer toda a diferença. Vamos explorar várias dicas para limpar manchas difíceis em estofados de forma eficaz e sem complicações:





Prepare a área

Se verteu um líquido, comece por remover qualquer excesso da substância que causou a mancha. Use um pano seco ou papel de cozinha para absorver e tirar o máximo possível sem esfregar, porque isso pode piorar a mancha Se é uma mancha que já está seca, use uma colher ou uma faca sem serra para retirar sólidos. 


Use um detergente suave

Aprendi esta dica com o fabricante que fez a nossa cama, que é estofada a tecido. Se houver uma mancha nos estofados, misture um detergente suave com água morna. Mergulhe um pano limpo na solução e aplique sobre a mancha, sempre do exterior para o interior, para evitar que a mancha se espalhe. Esfregue suavemente e em movimentos circulares. Isto funciona para manchas de café, chá e até chocolate!


Experimente espuma de barbear

Sabia que a espuma de barbear é solução eficaz para muitas manchas? Aplique uma camada de espuma de barbear directamente sobre a mancha e deixe actuar durante alguns minutos. Depois, use um pano limpo e humedecido para esfregar suavemente a área e finalize com um pano seco para retirar o excesso de espuma. Deixe a área secar ao ar livre.


Manchas de comida? Use amido de milho

O amido de milho (a famosa farinha Maizena!) pode ser útil para limpar manchas de gordura em estofados. Espalhe amido de milho sobre a mancha e deixe actuar durante 10 a 15 minutos. O amido de milho absorve a gordura, por isso é útil para remover manchas de gordura. Depois, use um aspirador para retirar o pó e, se necessário, repita o processo.


Da espuma de barbear… para a laca

Para manchas de tinta, pode usar laca para cabelo. Borrife um pouco de laca sobre a mancha e deixe actuar durante alguns minutos. Depois, use um pano limpo para esfregar suavemente a área. Isto funciona porque a laca ajuda a dissolver a tinta, tornando a mancha mais fácil de remover. 


Água fria

Para manchas de sangue, a água fria é a chave. Molhe um pano limpo com água fria e aplique sobre a mancha. Esfregue suavemente até a mancha começar a sair. Se necessário, repita o processo até a mancha desaparecer. Mas nas manchas difíceis em estofados nunca use água quente, já que pode realçar ainda mais a mancha! 




Sal e vinho tinto

Para manchas de vinho tinto, aplique uma camada generosa de sal sobre a mancha enquanto ainda está húmida. O sal absorve o vinho, ajudando a evitar que a mancha se fixe no tecido. Após alguns minutos, retire o sal e limpe a área com uma solução de detergente suave e água morna. Enxague com um pano húmido e deixe secar ao ar livre.


O que fazer quando nada funciona para remover as manchas difíceis nos estofos?


As manchas difíceis são isso mesmo: difíceis, não impossíveis. Com um pouco de paciência e as técnicas certas, consegue remover até as manchas mais difíceis em estofados, como sofás, camas, puffs, assentos do carro e por aí em diante. Agora, uma coisa é verdade: quanto mais depressa agir, melhor.


Ainda assim, reconheço que há casos em que estas mezinhas caseiras não funcionam. Mas é por isso que há empresas que se especializam em limpeza de colchões de estofados. Normalmente, estas empresas têm aspiradores de água que são capazes de remover manchas difíceis e incrustadas. 


Se mesmo assim não for possível tirar as manchas difíceis, então só resta uma solução: ir a um estofador de sofás ou um estofador de carros. Se houver tecido igual, basta estofar de novo o assento. Se não houver, pode aproveitar para fazer uma mudança de visual aos assentos do carro ou ao sofá de casa. Seja como for, há solução! E porque já sei que me vão perguntar, aqui fica o link para espreitarem o preço de um estofador de sofás


E por falar em mudança de visual, deixo aqui um artigo que me pareceu muito interessante: como montar móveis da IKEA, fácil e rápido. 


0 comentários:

Enviar um comentário